MPF E POLÍCIA FEDERAL VÃO COLABORAR NAS INVESTIGAÇÕES AO ATENTADO E AMEAÇA AO 'PORTAL DO ZACARIAS'.
As investigações sobre o atentado de que foi vítima oPORTAL DO ZACARIAS na manhã desta quarta-feira (21) já estão em andamento a partir do registro da ocorrência no 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP). O assunto ganhou ampla repercussão no noticiário das principais redes de televisão, como Amazonas/Globo, A Crítica/Record, Em Tempo/SBT, Rio Negro/Band e RT/Tiradentes/Estadão. Durante todo o dia, o portal de notícias recebeu inúmeras manifestações de solidariedade dos dirigentes, jornalistas e demais profissionais dos meios de comunicação do Amazonas e do país, assim como de políticos, autoridades, personalidades e amigos.
O empresário de comunicação e proprietário do portal, jornalista Sebastião Carril, fez o registro da ocorrência diretamente ao delegado do DIP, Mariolino Brito, que acompanhou e colheu com sua equipe de investigadores os primeiros vestígios no local de crime.
Mariolino considera que as imagens das câmeras da segurança do condomínio vão ajudar a identificar quem deixou o pacote suspeito na escadaria que fica na parte interna da casa, de muro alto.
Atentado contra imprensa é de ordem federal também
Carril disse que o caso vai ser denunciado também aos órgãos federais por se tratar de um atentado contra um veículo de imprensa. “O Amazonas e o Brasil são signatários de tratados internacionais de proteção ao trabalho dos profissionais da imprensa, o que torna o crime também de caráter federal. Assim, além do sistema de Segurança Pública, que fez um trabalho brilhante desde a hora que informamos a ocorrência, estamos comunicando o caso à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, e vamos contar com a ajuda da OAB”, disse o empresário.
Embora o laudo final da perícia criminal do Departamento de Polícia Técnico-Científica, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), sobre os restos do material após o desmantelamento do pacote leve uns dez dias para ser emitido, no mínimo, o tenente do Grupamento Marte, Paulo Victor, que comandou a operação de detonação do pacote, descartou a presença de material explosivo.
Todo o perímetro em torno da sede do PORTAL DO ZACARIAS foi interditado
(Fotos: João Buzaglo e Robert Gomes / Portal do Zacarias)
Pacote sem explosivo, talvez com droga
Policiais especularam que havia a presença de substância entorpecente, possivelmente pasta-base de cocaína, no pacote deixado na porta da casa de Carril. Pela mensagem, a suposição é de que os criminosos vão tentar “plantar” droga nos veículos da família e de serviço do PORTAL DO ZACARIAS.
O secretário de Segurança Pública, delegado da Polícia Federal Sérgio Fontes, já determinou que o assessor especial da SSP, o também delegado federal Mauro Spósito, atue junto à Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) para trabalhar nas investigações.
Compromisso reafirmado com cidadão
Carril reafirma que o atentado foi uma tentativa de calar o trabalho da imprensa, sobretudo o do estilo do portal, que é de denunciar irregularidades praticadas nos âmbitos público e privado que tragam prejuízo para o cidadão.
“Se foi essa a intenção, a tentativa foi em vão. O PORTAL DO ZACARIAS tem oito anos de existência e hoje se consolida como um dos mais lidos da Região Norte, seguido até nos mais longínquos municípios. Então, não podemos trair a confiança daquele morador mais distante, como de Santa Isabel do Rio Negro, por exemplo, que está vendo o prefeito Mariolino Siqueira sumir com as verbas do Fundeb, e não denunciar”, afirmou Carril.
FONTE PORTAL DO ZACARIAS
Category: noticias nacionais
0 comentários